banner-pagina

Circuito Se Essa Rua Fosse Minha

“Canta tua aldeia e serás universal” - Motivados pela felicidade em girar com nosso trabalho por diversas regiões do país e inspirados nessa importante frase de Tolstói, o Teatro Mototóti decidiu cantar também “em” sua aldeia, desenvolvendo um projeto independente de arte de rua no seu bairro. Surgiu assim o Circuito “Se Essa Rua fosse minha”, que transforma o Parque Mascarenhas de Moraes num espaço de arte de rua, um domingo por mês, com acesso gratuito. Envolvendo e aproximando os artistas e a comunidade desse bairro tão carente por iniciativas do segmento cultural.
 
Sediado há três anos no Bairro Humaitá, na Zona Norte de Porto Alegre, o Teatro Mototóti vem construindo essa ideia de estar mais presente na rotina da comunidade. Nesse período, o grupo adotou o parque Mascarenhas de Moraes, que fica no coração do Bairro, como sua Sede Pública. Este é um conceito bastante difundido entre artistas de rua de todo o Brasil, que permite aos grupos a ocupação artística de espaços públicos, promovendo atividades diversas tais como apresentações, ensaios e oficinas. 
 
Com atividades regulares (através deste Circuito) o foco do grupo é a formação de plateia, a longo prazo, pois é preciso criar o hábito de ir para a rua “consumir” arte. O Circuito conta com apresentações do repertório do Mototóti e de grupos convidados, envolvendo não somente a linguagem teatral, mas espetáculos de dança, circo, música e todas as formas de arte que contemplam a rua como palco! Além das apresentações, são oferecidas outras atividades que estimulam a integração, participação, discussão entre os participantes. Aulas gratuitas de Pilates e Boxe Chinês, já vêm acontecendo, sempre antes das apresentações, bem como bate-papos entre atores e espectadores ao final das apresentações, estimulando a formação crítica do público.
 
Vivemos cada vez mais isolados uns dos outros, a comunicação se dá muito por dispositivos tecnológicos e, geralmente, em espaços fechados. “Se Essa Rua fosse minha”, é um convite ao encontro! Precisamos encontrar esse caminho de volta, que faça as famílias compartilharem uma tarde de domingo no gramado verde, entre às árvores, conhecendo e interagindo com seu vizinho... E que façamos da rua um espaço de convivência e arte! 
mototóti

emailteatro@motototi.com.br email(51) 98124.9648 - 99764.3331

Porto Alegre - RS / Brasil